Aprenda a Surpreender os Clientes nas Entregas

Normalmente quando adquirimos algum produto em loja física, as fases da compra acabam quando você passa no caixa e já tem a possibilidade de levar o produto para casa.

Mas para a compra online, uma das últimas fases é a entrega. E a empresa deve se preocupar e garantir uma boa experiência durante todo esse processo. São alguns detalhes que realmente fazem a diferença. 

Aprenda com a Net Embalagens a surpreender os consumidores na entrega!

A Importância de Uma Boa Entrega

Alguns pontos são importantes e um deles é o processo logístico. Antes de finalizar a compra, o cliente já necessita saber o dia que chegará. E antes de tudo, devemos ter um cuidado no processo de embalar. Para a entrega, a logística da empresa precisa cumprir com o prazo combinado e compartilhar com o cliente todos os passos do percurso da mercadoria, desde a saída do estoque até a chegada no endereço.

A opção de rastreamento deve funcionar adequadamente, pois o lojista e o comprador precisam acompanhar toda a movimentação.

Como Surpreender o Cliente

Umas das formas é uma entrega rápida e bem feita. Dependendo da origem e do destino, não é possível realizar esse tipo de entrega. Mas se for possível, utilize e ofereça essa opção para compradores mais próximos. Quando compramos algo na internet, ficamos ansiosos para ter o produto em mãos, então muitas vezes os clientes investem em compras de entregas ágeis.

Uma entrega ágil decreta se o consumidor vai voltar ou não a comprar com o seu e-commerce.

Rastreamento e Fretes

Abordamos brevemente sobre esses dois temas nos tópicos anteriores. Mas aqui vamos falar um pouco mais sobre eles.

O que chama muito a atenção do cliente (além do prazo de entrega e o preço) é oferecer opções de fretes. O frete grátis é tentador, mas para ter esse recurso, o custo sairá do lojista. Você pode investir em estipular um preço mínimo de compra, para ter o frete grátis. Essa opção pode ser positiva também para compradores de regiões próximas. 

Se você oferecer um frete mais caro, certifique-se de entregar o produto no prazo estimado ou até surpreender o cliente, entregando antes do prazo final!

O e-commerce pode oferecer ainda a retirada da mercadoria direto na loja.

Vamos para o rastreamento das encomendas. Para garantir a satisfação e confiança do cliente, devemos oferecer o rastreamento visando 3 pontos importantes: ter uma boa opinião do comprador referente a empresa; evitar novas tentativas de entregas, pois o cliente receberá atualizações em tempo hábil para verificar se sua encomenda está próxima e possibilitar uma resolução rápida, caso aconteça algum problema e imprevisto no percurso da entrega.

Comunicação com os Clientes

Nada melhor do que manter uma comunicação. Principalmente para os clientes ansiosos, essa é uma questão que precisa estar bem ativa no e-commerce. Procure sempre manter uma comunicação fácil e esteja sempre disponível para as dúvidas que possam surgir. Mostre que além de vender, a empresa quer criar laços.

Uma boa dica é deixar no site um espaço de Perguntas Frequentes, pense nas dúvidas gerais que o consumidor possa ter, como processos de entregas, fretes, prazos e até mesmo sobre a empresa.

Peça Feedback

Após a encomenda ser entregue peça ao cliente um feedback. Pergunte o que achou da experiência desde a escolha da compra até a chegada da encomenda. Questione se tem algo que precisa ser corrigido.

Deixe uma pesquisa de satisfação no site e campo para o cliente escrever suas impressões e sugestões. É sempre necessário. 

Todas essas questões, desde que seja bem usada, fará o cliente indicar a marca para outros consumidores, recomendações dos serviços da empresa em redes sociais, trazendo o público e criando um marketing espontâneo.

Possibilite também opções fáceis de trocas caso ocorra algum imprevisto ou avaria durante a viagem.

Confira nossos produtos no site.

Dica Bônus: 

Brindes e Embalagens Personalizadas

Valorizar a embalagem faz toda a diferença. Uma atitude simples, mas que os consumidores gostam. Personalize com embalagem com logos da empresa, deixe uma estética diferente. Brindes também podem fidelizar seus consumidores, então invista em encaminhar produtos como cadernos e canetas com a marca registrada da empresa. Vale também encaminhar um bilhete de agradecimento pela preferência.

Esperamos que tenham gostado das dicas para alavancar seu e-commerce!

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