Como conquistar o cliente através da embalagem?

Dar atenção especial à embalagem do produto que você comercializa pode conquistar o cliente de forma permanente. A embalagem não é mais só o material que cobre aquilo que o cliente procura. Você sabe como pode explorá-la melhor?

Conquistar o cliente é sinônimo de vender mais e você pode alcançar isso apenas dando um olhar mais dedicado às embalagens. Além de proteger o objeto, o embrulho pode ter múltiplas funções como:

  • Explorar o conceito da marca;
  • Interagir com o cliente (especialmente se o seu público for infantil);
  • Ser útil como outro item pessoal;
  • Promover a sustentabilidade.

Embalagens estratégicas para conquistar o cliente

Para dar um boost no marketing do seu negócio e comemorar os resultados graças a embalagens bem pensadas, você deve planejar a entrega do produto com bastante estratégia.

Conhecendo o cliente

A primeira pergunta que você deve responder é: que tipo de cliente você tem? Alguns optam por embalagens sofisticadas, de linhas premium, para colecioná-las. Outros (a maioria, provavelmente), utilizam para guardar outros itens ou apenas destinam à reciclagem.

Segundo as últimas pesquisas de mercado, as embalagens comprometidas com o meio ambiente continuarão sendo um ponto forte na competitividade. Empenhe-se para oferecer um material reutilizável, imprima na embalagem que ela poderá ser reutilizada e, se possível, que o produto conta com um refil.

Uma mão lava a outra

Já que suas embalagens bem preparadas têm aumentado sua receita, por que não oferecer ofertas e brindes aos clientes? Cupons de desconto ou QR Codes nas embalagens são boas formas de retribuir essa vantagem financeira. E é claro que isso pode fazer sua clientela consumir mais. É uma relação ganha-ganha em que você termina faturando mais e em dobro.

Embalagens para cada ocasião

Customize a embalagem de acordo com cada data comemorativa para conquistar o cliente! Dia das Mulheres, Páscoa, Natal… cada comemoração como essa combina com um design atraente e chamativo.

Além disso, você pode incluir promoções interativas para o consumidor, criando hashtags específicas nas redes sociais e pedindo para que os clientes fotografem as embalagens para que sejam compartilhadas pela rede da empresa.

Outro extra seria anexar na embalagem uma carta de agradecimento pela compra. Isso funciona bem para fidelizar clientes novos e essa interação mais afetiva geralmente estimula o marketing espontâneo do produto por parte do consumidor.

Experiência sensorial

Quem nunca teve a atenção atraída por embalagens com cheiros? Normalmente aquele “aroma de produto novo” fica associado permanentemente ao produto. As cores também proporcionam experiências únicas quando bem utilizadas.

Na Apple, por exemplo, a equipe de designers passa horas em uma sala secreta abrindo várias embalagens. Isso conta como aprendizado de experiência sensorial, mesmo que num nível bem competitivo.

Você não precisa ter uma equipe para isso. Experimente você mesmo, por várias vezes, abrir as embalagens que mais gostou de adquirir. Já que ela te conquistou, inspirar-se nelas pode conquistar o cliente que você quer fidelizar também.

Agora acesse nosso site e confira boas embalagens que realmente encantam a clientela!

1 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *