Mesmo que seja uma tarefa delicada, enviar encomendas é um serviço seguro e bastante usado. Principalmente com os tempos atuais, tecnológicos e com o mundo cada vez mais atarefado, é mais viável optar por isso. Então, desde que você tenha o melhor frete, a embalagem certa e uma boa transportadora, pode ficar tranquilo.

Esses são os elementos básicos. Mas, como enviar adequadamente e ter um serviço satisfatório? Confira as dicas com a Net Embalagens!

Afinal, como enviar as encomendas?

Correios

Independente do destino ser curto ou longo, algumas questões são bem importantes como, peso e dimensão da embalagem, o CEP do destino e o CEP de origem.

Após saber essas informações, é necessário saber o grau de importância da entrega. Existem 2 tipos de entrega: PAC (econômico e mais barato e que os prazos de entregas variam de acordo com a localidade do endereço de origem e destino), e o SEDEX (uma opção de entrega mais rápida e com um custo maior, usado para entregas importantes como por exemplo, documentos).

O site dos Correios permite você calcular o frete, inserindo seu CEP. No site também é possível saber quais itens os Correios não transportam. É importante lembrar que itens com mais de 30kg não são permitidos e todas as entregas necessitam Nota Fiscal.

Outro fator importante é a comprovação de que a mercadoria chegou ao destinatário. Os Correios tem duas formas. O Mão Própria, que é a comprovação de que o destinatário titular recebeu em mãos, com apresentação de um documento de identidade e o Aviso de Recebimento, que é uma comprovação de assinatura do destinatário e tem validade jurídica. Ah! Para adquirir esse serviço é necessário pagar um valor adicional.

Confira o nosso catálogo de Caixas de papelão tipo correio.

Transportadoras

Com transportadoras, a forma de calcular o frete é bem diferente do que os Correios, pois cada transportadora tem sua tabela de preços. Mas felizmente nos tempos atuais, nos sites das transportadoras é possível fazer o cálculo, sem neuras.

Fique atento também ao peso cubagem. O peso cubagem nada mais é que o peso da embalagem, que é calculado a largura em cm, comprimento em cm e altura em cm. As embalagens deixam a encomenda mais pesada, então se o peso for um pouco maior que o permitido, os transportadores podem cobrar a mais. Outro serviço pago e adicional, mas super útil para as pessoas que não tem muito tempo, é o serviço de coleta de encomendas. Não é necessário se locomover para postar a remessa.

Confira a nossa lista de Caixas de papelão Triplex, a nossa linha de caixas reforçadas.

As embalagens ideais para levar sua encomenda

Como devemos nos preocupar com o cálculo de peso cubagem, é necessário saber a embalagem ideal para a sua mercadoria, pois irá interferir no valor até o destino.

Nos correios, por exemplo, podem ser cobradas taxas que são chamadas de taxa de manuseio especial, necessário um tratamento diferente para embalar. As encomendas que normalmente são cobradas essas taxas são pacotes com largura, diâmetro, comprimento ou altura superiores a 70cm e embalagens em formato cilíndrico ou também esférico.

Recomendamos não usar uma embalagem tão desproporcional à sua encomenda. Às vezes queremos uma embalagem bem superior ao tamanho para proteger, mas em contrapartida é arriscado e pode levar a ter custos desnecessários.

Avaria

Fora todos os outros cuidados mencionados, precisamos nos preocupar com avarias. Podendo ser um problema muito comum. As encomendas serão transportadas, carregadas, descarregadas em outros lugares podendo ocasionar prejuízos como quebra. Para que isso não aconteça, invista em papel bolha, envelopes plásticos com lacres de adesivo de segurança, isopor e claro a etiqueta devidamente colocada com os dados de envio. 

Logística de Reversa

Nem só de envios com sucesso vivem as encomendas. Em alguns casos, a encomenda pode retornar ao remetente, seja por avarias ou pelo fato do comprador devolver por algum motivo. Por isso, é extremamente importante ter uma logística reversa, para não sair tanto no prejuízo. Lembrando que quando a mercadoria retorna, os custos são para quem vendeu. Tenha em mente algumas questões: O envio será feito pelo comprador? A empresa tem algum ponto de coleta para o cliente ir? 

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem até 7 dias para desistir da compra e fazer a devolução.

O que acharam das dicas? Comentem pra gente!

0 Shares: