Uma das grandes preocupações de um comprador é como chegará sua encomenda, quais cuidados a empresa e o transporte tomará e se terá problemas futuros. Mas, quando falamos de produtos frágeis, a preocupação do comprador e da empresa devem ser redobrados, pois as chances de uma avaria acontecer são maiores. O grande segredo é uma embalagem e as sinalizações adequadas. Confira com a Net Embalagens algumas dicas para uma entrega segura!

A Embalagem Adequada

No mercado existem diversos tipos de embalagens e vamos conhecer alguns deles.

Envelopes plásticos de segurança com lacre de adesivo é uma boa opção. Na Net Embalagens, o envelope plástico é feito de polietileno de baixa densidade, apresentando uma ótima qualidade e bastante resistente, sendo um dos preferidos para mandar documentos e mercadorias pequenas, que precisam estar bastante protegidas.

Se você trabalha com e-commerce, provavelmente usa muito o plástico bolha. Um dos primeiros materiais que lembramos quando queremos proteger alguma mercadoria, e uma opção por ter menos custos. O plástico bolha é muito usado para embalar ou colocar em volta do produto dentro da caixa de papelão.

As famosas caixas de papelão são comuns, porém não deixam de ser uma opção segura. Feitas de diversos modelos, tamanhos e materiais. 

O papel jornal é bastante usado para empacotar caixas para o envio de livros e/ou revistas.

As caixas de madeiras são mais usadas para produtos grandes como espelhos. É recomendado usar placas de isopor para evitar que o produto se movimente muito dentro da caixa durante a viagem.

As empresas costumam colocar em volta fitas adesivas ou jornais, para garantir uma resistência maior contra impactos e resistir a possíveis longas viagens.

Outras boas opções são almofadas de ar, mesmo que sejam leves, são bastante resistentes, espumas, possibilitando você encaixar o item entre elas, papel pardo e até mesmo o papel E.V.A.

É válido lembrar que algumas transportadoras cobram uma taxa extra por embalagens não convencionais, então se você não deseja gastar a mais, se certifique de empacotar adequadamente com as dicas anteriores.

Bio Pack

Um material que pode substituir o plástico é o Bio Pack. Esse material é 100% biodegradável e está sendo cada vez mais usado no e-commerce. É uma espuma feita a partir do milho e água, leve e de fácil absorção, mas também muito firme. Não agride ou contamina a água, o solo e o meio ambiente. O Bio Pack não é difícil de ser encontrado no mercado.

Regras de Envio das Transportadoras

Por se tratar de produtos frágeis, é sempre bom verificar os protocolos e regras da transportadora contratada. Seguir as normas recomendadas facilitará o serviço, caso ocorra algum problema, você poderá acionar o seguro e deixará você mais tranquilo.

Algumas transportadoras, recomendam que produtos como vidros, copos e porcelanas sejam empacotadas em caixas de madeira.

No envio dos itens é importante que o transporte organize sempre os produtos mais frágeis por cima dos mais pesados e usar cordas e itens de segurança.

Importante: Procure pesquisar atentamente as regras das transportadoras, pois existem algumas que não transportam determinados tipos de produtos frágeis.

Correios

Os correios, preparam todo um guia prático com algumas opções de embalagens, para garantir um bom envio. Eles orientam também a embrulhar com folha de jornal ou plástico bolha e embalar separadamente itens como vidros, se preocupando com o preenchimento de espaços vazios dentro da caixa.

Contrate Empresas Especializadas

O envio desses produtos podem ser difíceis para as transportadoras, tanto é que algumas não transportam nenhum tipo. Por isso, contrate empresas próprias. Existem transportadoras que trabalham só com o envio desses tipos de mercadorias, garantindo toda a responsabilidade e qualidade na entrega. Se possível também, escolha uma empresa com entrega rápida.

Etiqueta de Identificação

As etiquetas ou fitas adesivas que indicam produto frágil estão disponíveis no mercado e devem ser colocadas no pacote. Os transportadores precisam estar cientes de que ali existe um produto que merece um cuidado especial no transporte e manuseio, pois ainda tem a possibilidade do envio ser feito por mais de uma etapa ou transporte. Caso não tenha a fita ou etiqueta, é válido escrever com canetão indicando.

0 Shares: