No final de 2019, começo de 2020, o mundo foi surpreendido (mais uma vez) por uma pandemia. Logo, vários aspectos da vida sofreram mudanças. Uma delas foi o E-commerce, que foi bastante usado. Muitas empresas implantaram ou investiram ainda mais na venda e compra online, um mercado que subiu em um tamanho muito considerável. Confira com a Net Embalagens algumas estratégias para manter vivo seu e-commerce!
Invista no Omnichannel
Não é uma novidade atual, mas o Omnichannel, um recurso de integrar canais e opções para o consumidor, cresceu muito mais.
O conceito de comprar algo online e retirar em horas passou a facilitar a vida dos consumidores. Ou o fato de comprar online e fazer a troca em loja física, está cada vez mais sendo usado.
E que para tudo isso dê certo, as empresas precisam investir na logística.
Precisa ser organizado a movimentação de estoque, a equipe estar preparada para a demanda e o processo de entrega funcionar.
Muito importante também estipular uma margem de erro, como por exemplo, nas entregas e nas devoluções.
Canais de comunicação como chat e e-mail são bastantes utilizados. Mas a maioria da população tem acesso ao WhatsApp. As empresas já usavam como estratégia o uso do aplicativo, para a comunicação com o cliente.
Mas agora, a ferramenta se tornou um aliado para as vendas online, se tornando cada vez mais essencial, já que o WhatsApp é um dos meios de contatos mais fáceis da atualidade.
Estão sendo feitas também meios de se tornar possível realizar pagamentos pelo próprio aplicativo. O que também faz do WhatsApp uma excelente opção, são os recursos de envio de fotos, vídeos e áudios de maneiras fáceis e rápidas.
Outro meio de comunicação muito importante é o WhatsApp Business. Utilizado para pequenas, médias e grandes empresas.
Com esta ferramenta, torna- se mais fácil a comunicação com os clientes, mostrar os produtos e serviços e ao mesmo tempo responder dúvidas, enquanto seus clientes compram. É possível também enviar notificações e mensagens rápidas no aplicativo.
No seu perfil comercial, inclua informações úteis como descrição da empresa, endereço com Google Maps, link do site, horários de funcionamento e endereço de e-mail.
Outro recurso é a utilização da etiqueta, para você encontrar conversas ou contatos com mais facilidade. Um ótimo investimento e gratuito.
Lives para o E-commerce no Entretenimento
Se tem uma coisa que a pandemia trouxe para o mundo do entretenimento foram lives. Pesquisas apontam que houve um aumento de 70%, comparado com 2019.
Os streamings estão bombando e aumentam a estratégia do marketing, para as empresas divulgarem sua marca.
Como o crescimento está cada vez mais rápido, já existem algumas empresas que fazem lives somente para vender e divulgar seus produtos ou serviços.
Pode ser um pouco arriscado, por isso deve-se pensar nas ofertas para não derrubar as expectativas do consumidor do outro lado da tela.
Pagamento Pix
Um dos novos recursos de meios de pagamentos e transferências usado e criado pelo Banco Central, não poderia deixar de ser mencionado.
Assim como o WhatsApp, o Pix também é uma forma instantânea, mas de pagamento para ser realizado em qualquer dia e horário da semana.
Como é uma forma nova para o e-commerce e exige um pagamento mínimo por dia, o Pix ainda está sendo estruturado por muitas empresas. E de toda forma, uma opção que veio pra ficar.
Todo o procedimento instantâneo de pagamento e aprovação, ajudam as empresas que receberão o valor na hora e para o consumidor que terá sua compra aprovada e liberada rapidamente.
Uma das mais inteligentes estratégias para as empresas!
Certificados de Segurança
Todos os dias podemos ver novas empresas vendendo seus produtos.
E como estamos falando de vendas online, os clientes necessitam mais ainda que a empresa passe confiança e segurança.
Para garantir bastante público, disponibilize o Certificados de Segurança!
Divulgação de Avaliações
Sabemos que além de oferecer um site seguro, precisamos oferecer boas avaliações. O mercado de vendas na Internet, está cada vez mais exigente e os clientes são bastante influenciados pelas avaliações da empresa. Além da divulgação das avaliações, incentive a participação do público.
O que acharam das dicas de estratégia? Comentem o que acharam de mais importante!