Estratégias para um Pós-Venda de Sucesso

O foco de um e-commerce deve estar também na etapa do pós-venda. Antes o pós-venda era usado somente para a resolução de problemas, feedbacks e reclamações. E agora se tornou algo para alavancar e fazer sua empresa ser mais conhecida, fazendo com que ela possa bater de frente com a concorrência. Algumas perguntas como permanecer com o cliente fiel, como dar uma cara nova para sua loja e quais os aspectos para garantir novos clientes surgem. Venha conferir com a Net Embalagens estratégias e respostas para essas e outras questões!

Pontos do Pós Venda

Alguns tópicos devem ser levados em conta: como melhorar cada vez mais a imagem da empresa com novas estratégias de pós-vendas, satisfação dos clientes (pois além de qualidade, procuram uma satisfação no processo todo da entrega), fidelizar os clientes (os custos para fidelizar um cliente antigo é menor do que para atrair novos), estimular indicações (um cliente satisfeito vai indicar a empresa) e criar novidades de vendas.

Mas, como ter boas estratégias?

Agradeça e Conheça Mais Seu Cliente

Assim que a mercadoria chegar no destino, envie uma mensagem de agradecimento pela preferência e confirme que a mercadoria chegou. Com isso, o cliente vai sentir a preocupação da empresa e terá uma boa percepção. 

Conheça seu cliente. Essa é uma maneira de saber mais sobre os gostos, as opções de produtos, para que futuramente você possa encaminhar, por exemplo, promoções via SMS e e-mail para ele, não é mesmo?

Facilite o Contato

O meio tecnológico precisa de rapidez e facilidade. Mantenha alguns canais fáceis de comunicação com o seu cliente como chat, redes sociais e WhatsApp. Esteja sempre preparado para atender e tirar dúvidas, por isso, treine sua equipe para um bom atendimento e suporte a todo momento. Deixe os meios de contato visíveis no seu site.

Ofereça Promoções e Cupons

As pessoas procuram sempre um bom atendimento e preços acessíveis. Então surpreenda seus clientes fiéis com promoções de produtos que eles possam gostar ou dê um cupom que possa usar em um valor mínimo. Vale também criar uma “regra” para a primeira compra. Informe que utilizando os serviços de compras, ele terá desconto na segunda compra. Para os clientes mais distantes, ofereça um desconto no frete. Vai fazer com que eles tenham uma nova experiência e querer sempre comprar os seus produtos!

Peça para Seus Clientes Indicarem

Isso não será uma tarefa difícil para aqueles clientes que já acompanham a empresa. Peça que seus clientes indiquem novos compradores, em troca de descontos e ofertas especiais.

Estude os Feedbacks

Independente do feedback ser positivo ou negativo, estude-os. Se o cliente elogiar, pense em aperfeiçoar e para o feedback negativo, estratégias de como melhorar alguma falha e reconquistar o consumidor. Caso tenha um feedback negativo, contate o cliente em particular, para reverter.

Atualize os Cadastros

Crie uma espécie de ponte com os clientes que só compram em loja física ou só online. A opção é unificar e facilitar o encontro dos cadastros.

Outro ponto bem importante é a atualização do cadastro. Para que você não envie uma informação para um endereço de e-mail ou número de celular antigo, faça pesquisas de satisfação e checkouts e mantenha as informações de seus clientes sempre atualizadas.

Ofereça Benefícios e Fidelidade

Além de cupons, a empresa pode realizar um tipo de programa de fidelidade. Podem ser criadas inscrições de pontos, para serem utilizados quando atingir uma determinada quantidade. Em datas comemorativas como aniversário do cliente ou da empresa, de brindes, descontos ou até realizar um sorteio.

Crie Conteúdos

Mostre o que a empresa tem a oferecer. Crie conteúdos com dicas, referente aquilo que a empresa vende, faça vídeos de como comprar online e assim por diante. Isso aumenta a visibilidade da marca e chama mais visitantes para conhecer os produtos.

Sofistique sua Logística

Já falamos em posts anteriores sobre como gerar uma boa logística. E para o pós venda é super importante. Tenha um atendimento personalizado e profissional. Feche contratos com transportadoras que proporcione agilidade na entrega, um bom atendimento e podendo contar com a possibilidade de resolver algum problema facilmente tanto com a transportadora, quanto com os meios de comunicação da empresa.

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